Oculus Rift equipamento de realidade virtual, promete levar games para outra geração em que você pode ficar literalmente dentro dos jogos.
Você já pensou que um dia isso iria existir ? pois se pensou, está certo ! , o Oculus Rift gera imagens tridimensionais em uma tela de LCD, com a ajuda de três acelerômetros e três magnetômetros que reconhece os movimentos da cabeça do usuário. Desta forma, quando você mexe a cabela para o lado direito, o personagem vira para o lado direito; Se olhar para cima, o personagem olha pra cima, todos os movimentos com a cabeça que você fizer, o personagem vai fazer.
Agora imagina você jogando um jogo de tiro, guerra ou RPG em primeira pessoa, te garanto que vai ficar tão real que você pode até sentir um leve medo de algumas coisas, por até mesmo a galera do Nerd Sapiens que não tem medo de altura, ficaram com medo quando subiram a grande muralha de Game Of Thrones em um evento no Rio de Janeiro. Confira na Imagem abaixo.
Nesta cabina de realidade virtual (empresa recém adquirida pelo Facebook! ), você pode simular a subida no elevador da Muralha. Subindo a muralha você sentia a temperatura do Norte, a imensidão de Westeros e um leve medo de altura, a prova está na menina da foto ao lado segurando as grades.
Para que um game não cause sensações estranhas aos jogadores no Oculus Rift, a recomendação é que eles possuam baixa latência (qualquer lag na resposta do usuário pode causar desconforto ao usuário), contexto (qualquer coisa que não faça sentido na vida real vai deixar o usuário confuso) e nada de distorções.
No vídeo acima temos uma senhora de 90 anos que experimenta um Oculus Rift e fica surpresa, maravilhada com o realismo apresentado, ela diz : ''Cara! é tão real! são meus olhos ou as folhas estão sacudindo com o vento ? '' Ela parece tão impressionada, pois ela se movia mesmo sentada na cadeira.
Potencial incrível para a imersão em videogame. Contudo, a sensação que ele passa é que ele pode ser grande com a nova geração de jogadores; os mais velhos, que cresceram com a movimentação por analógicos, devem ter um pouco mais de dificuldade de se adaptar, principalmente enquanto for necessário um controle nas mãos para realizar comandos.
Não podemos esquecer da Control VR: Luvas de realidade virtual, que são compatíveis com o Oculus Rift.
As luvas de realidade virtual, chamada de Control VR são capazes de ampliar o ''poder'' do Oculus Rift captura o movimento completo da parte superior do corpo, tórax, braços e mãos, e transferir isso para a VR.
Assim como a empresa que criou os óculos de realidade virtual adquiridos pelo Facebook, a Control VR tem como objetivo atrair tanto os consumidores diretos quanto as empresas. Usos em potencial das luvas incluem captura de movimento 3D (incluindo os dedos, que são difíceis de animar), composição musical, design e interface de controle para Google Glass, Oculus Rift, Project Morpheus, jogos e aplicativos como o Google Earth e até mesmo drones.
A luva Control VR permite controle de objetos virtuais como personagens de jogos e animações tridimensionais, além de dispositivos físicos e equipamentos militares.
A novidade é compatível com Windows, Mac e Android. O kit de desenvolvimento incluirá 20 aplicativos de demonstração e haverá códigos open-source com os quais será possível criar softwares para Oculus Rift e Google Glass.
Fontes: Olhar Digital, Tecmundo e Tecnoblog
matéria muito foda!! quero um desse pra min
ResponderExcluir