Eu particularmente sou um grande fan de hackers, e se você pensa que quando eu digo hackers eu estou falando em criminosos você está enganado, existe uma grande diferença entre hackers e crackers.
Hackers são os caras que tem o conhecimento tecnológico, usam em seu benefício mas não prejudicam ninguém diretamente com isso. Por exemplo invadir um servidor de um jogo pra ganhar acesso grátis.
Crackers são os caras que querem ver o circo pegando fogo, hackeiam bancos, desviam verbas, e outras maldades, como hackear contas pessoais para ter acesso a arquivos e senhas. E as vezes não querem ganhar nada com isso, querem apenas se provar, saber se podem fazer.
A tecnologia avança a passos largos e há pessoas com habilidades reais ao viajar pelo ciberespaço. Eles podem realizar grandes ações positivas, de inovação ou tornar-se verdadeiros piratas. Vai abaixo uma lista dos mais famosos hackers do mundo e o porquê. Fonte
Kevin Mitnick (O Condor) - O governo dos EUA o classificou como o cibercriminoso mais procurado da história. Ele conseguiu entrar nos sistemas da Nokia e Motorola e faturou muito com os segredos corporativos dessas empresas. Depois de sair da prisão em 1995, montou uma empresa de consultoria.
Loyd Blankenship (O Mentor) – É o autor do “Consciência de um hacker”, um manifesto no qual dizia que o único crime de um hacker é sua curiosidade. O texto foi escrito na prisão, em 1986, o depois de ser detido por ser membro do Masters of Deception (MoD). É também é o criador do código do jogo “Cyberpunk”. Suas ideias inspiraram a filmes “Hackers” (1995), o primeiro papel principal de Angelina Jolie.
Kevin Poulsen - Para ganhar o Porsche 944 S2 que foi sorteado na rádio Kiss FM em Los Angeles, ele hackeou as linhas telefônica da emissora. Foi preso depois de atacar uma base de dados do FBI. Hoje é editor da revista Wired e em 2006 ajudou a identificar 744 abusadores de crianças via MySpace.
Steve Wozniak - Dizem que ele conseguiu falar com o Papa anos 1970, quando enganava os sistemas telefônicos para fazer chamadas gratuitas. Depois abandonou essa “brincadeira” e fundou a Apple junto a seu amigo Steve Jobs.
Robbert Tappan Morris – Em 1986, ele liberou um vírus que afetou mais de 6 mil aparelhos Unix e causou perdas milionárias. De acordo com especialistas, caso o vírus tivesse se expandido afetaria catastroficamente outros sistemas. Ele foi o primeiro condenado pela lei de fraude computacional dos EUA e um HD que contém o código de seu vírus é exibido no Museu da Ciência de Boston.
David L. Smith – Ele criou o Melissa, o primeiro vírus a ser transmitir-se com sucesso por correio eletrônico e que provocou 80 milhões de dólares em perdas em 1999.Foi condenado e preso.
Michael Demon Calce - Em 2000, quando tinha 15 anos, realizou um enorme ataque ao Ebay, Amazon e Yahoo! Depois disso, foi condenado ao uso limitado da rede.
Sven Jaschan - Criador do vírus Sasser, que causou muitos problemas na Internet em 2004. A Microsoft esteve à sua procura durante anos, até foi denunciado por um vizinho em troca de uma recompensa oferecida pela multinacional. Foi o responsável pela falha de alguns sistemas operacionais da empresa. Atualmente trabalha em uma companhia de segurança informática
François Cousteix
Este francês tornou-se famoso após conseguir invadir a conta do Twitter de ninguém menos que Barack Obama, Britney Spears e Evan Williams, CEO do microblog. A ação do hacker chamou a atenção do FBI que colaborou com a polícia francesa para prendê-lo em 2010, um ano após realizar o feito. François foi condenado a cinco meses de liberdade vigiada. Já o Twitter teve de reforçar sua segurança após o governo dos Estados Unidos ameaçar bani-lo por 20 anos se expuser novamente dados dos usuários.
George Hotz
Se têm um iPhone, directa ou indirectamente já ouviram falar de George Hotz. Ele foi o primeiro a fazer o Jailbreak a estes aparelhos. Considerado por muitos como o melhor hacker da actualidade, não utiliza os seus dotes para roubar cartões de crédito ou entrar em sistemas de companhias. Inicialmente utilizou hardware especifico para hackar o smartphone e mais tarde criou o software que permite a manipulação do software dos aparelhos da Apple. É também o responsável pelo desbloqueio da Playstation 3. A Sony não achou piada nenhuma ao assunto e processou-o. Os detalhes são escassos, mas sabe-se que Hotz e a Sony chegaram a acordo fora dos tribunais.
Jonathan James
Com apenas 15 anos, James já era considerado unanimemente como um dos mais importantes hackers mundiais. Tinha entrado em vários computadores da NASA e do departamento de defesa americano. Apesar de não ter causado danos directamente (confessou que passou grande parte do tempo a analisar o software que fazia a estação espacial internacional funcionar), as suas acções obrigaram os seus alvos a rever todos os sistemas de segurança e a um grande tempo de indisponibilidade. Foi o primeiro menor a ser condenado por Hacking nos EUA, decorria o ano 2000. Em liberdade condicional, falhou um teste de drogas e foi obrigado a cumprir seis meses de pena de prisão efectiva. Em 2007 o seu nome foi associado a um grande esquema de roubo de identidades. A sua casa foi revistada e duas semanas depois James suicida-se, deixando uma nota a reafirmar a sua inocência e sua descrença no sistema de justiça americano.
Para mais notícias sobre o mundo nerd, curta nossa página no Facebook, siga nosso Twitter e continue acessando o Nerd Sapiens.
0 comentários:
Postar um comentário